Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O faturamento das pequenas e médias empresas (PMEs) cresceu 8,6% no terceiro trimestre de 2024, de acordo com o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), superando o crescimento de 4,3% registrado no primeiro semestre. Esse índice mede a performance de empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais em setores como Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

Impulso Econômico e Consumo Familiar O crescimento reflete o cenário favorável, com desemprego baixo e aumento da renda, impulsionados pela expansão de programas de transferência de renda. Embora o Banco Central tenha retomado o aumento dos juros, o período de quedas entre 2023 e 2024 beneficiou alguns setores.

Setores com Destaque

Comércio: Teve aumento de 15,7%, com destaque para atacado (17,4%) e varejo (10,9%). Os segmentos mais dinâmicos foram ‘Embalagens’, ‘Alimentos’, e ‘Máquinas e Equipamentos’.


Indústria: Expandiu 9%, com destaque para ‘Equipamentos de Transporte’, ‘Móveis’ e ‘Materiais Elétricos’.


Serviços: Após um crescimento modesto no segundo trimestre, o setor subiu 4,0%, liderado por ‘Transporte e Armazenagem’.


Infraestrutura: Após queda em dois trimestres, cresceu 6,5%, principalmente em ‘Coleta de Resíduos’ e ‘Eletricidade’.


Desempenho Regional As PMEs do Sudeste e Nordeste cresceram 7,9%, enquanto a região Sul avançou 8,8%. Já o Centro-Oeste e o Norte apresentaram retrações de 3,1% e 1,6%, respectivamente.

Perspectivas para o Futuro

Espera-se que o crescimento continue impulsionado por datas comerciais no último trimestre. Para 2025, a previsão é de uma alta mais moderada de 2,2%, com o impacto de juros altos e menor crescimento do PIB.